No Dia Mundial do Turismo, a coluna traz dois sinais que apontam para um alívio no setor tão impactado pela pandemia. Ambos são recortes de dados para o Rio Grande do Sul a partir de pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Um deles é o prejuízo do setor. No acumulado de toda a pandemia, desde março de 2020, as perdas do turismo gaúcho já chegam a R$ 25,3 bilhões. O montante perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, o resultado negativo vem perdendo força a cada mês desde março, destaca o economista Fábio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC. Em julho, o prejuízo foi de R$ 860 milhões, o menor registrado para um mês em toda a pandemia.
- Tendem a se reduzir na medida em que as barreiras à circulação de turistas forem relaxadas - acrescenta Bentes.
Mas tem outro sinal melhor ainda: a geração de empregos. O turismo gaúcho engatou, em julho, o terceiro mês consecutivo de abertura de postos de trabalho com carteira assinada. Os três meses somam quase 2,9 mil vagas abertas descontando as demissões das contratações.
A caminhada ainda é longa, claro. Falta recuperar mais de 29 mil empregos perdidos na pandemia. Mas a temporada de férias está chegando com a vacinação avançada para ajudar neste processo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.