A jornalista Francine Silva colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
A Latam anunciou, nesta quarta-feira (15), a abertura de novos voos no Rio Grande do Sul. Entre eles, está a rota entre Caxias do Sul, na Serra, e Guarulhos, em São Paulo. A previsão é de que a cidade serrana seja o segundo destino da Latam em solo gaúcho depois de Porto Alegre.
A operação deve começar no primeiro trimestre de 2022. Segundo a companhia, os detalhes sobre o voo, o início das vendas e data de inauguração da rota serão divulgados em breve.
Em nota, a Latam informa que está mirando o retorno das viagens corporativas e que a operação em Caxias do Sul permitirá ligar a cidade diretamente aos principais hubs da companhia no país e, por consequência, ao Exterior.
Recentemente, a coluna noticiou a retomada da companhia no Estado, inclusive com a abertura de vagas de emprego. Em agosto, a Latam voltou a se aproximar do número de embarques pré-pandemia no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Se antes da crise sanitária gerada pela covid-19, a companhia aérea contava com 150 viagens semanais, o número caiu para 26 em meio à pandemia. Em agosto, no entanto, já são 120 voos por semana da companhia partindo da capital gaúcha.
Nessa terça-feira (14), a Latam apresentou planos de expansão da malha aérea para o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a participação do presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, e também do presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. A empresa opera hoje 44 destinos domésticos. A ideia é chegar a 56 destinos até o primeiro trimestre de 2022. A empresa não opera esse número desde 2008. No geral, o grupo todo opera cem destinos e deve chegar a 133 no ano que vem.
Recuperação judicial
A Latam está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde o ano passado. O prazo para que apresente o plano de reestruturação terminaria hoje, mas ela entrou com uma moção que visa estender o período de exclusividade para apresentar o seu plano de reorganização até 15 de outubro de 2021 e solicitar sua aprovação até 15 de dezembro deste ano. O pedido ocorre no âmbito do processo de Chapter 11 (equivalente à recuperação judicial do Brasil) que o grupo conduz nos Estados Unidos. A Latam informa ainda ter recebido ofertas de financiamento de mais de US$ 5 bilhões cada, contemplando a emissão de nova dívida e capital no grupo. Até 2024, a Latam prevê recuperar a rentabilidade aos níveis de 2019 e, até 2026, aumentar o resultado operacional em 78% em relação ao pré-pandemia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.