Duas coopErativas de agronegócio do norte do Rio Grande do Sul, a Cotrijal, de Não-Me-Toque, e a Coagrisol, de Soledade, fecharam parceria atuar em negócios, desenvolvimento de tecnologia e troca de conhecimento. O acordo foi oficializado nesta quarta-feira (25), em Passo Fundo. O setor chama de "intercooperação" a estratégia para buscar mais competitividade.
Agora, as cooperativas vão poder negociar, juntas, as compras de insumos agrícolas e pecuários, compartilhar capacidade operacional, além de trocar informações para aperfeiçoar os processos administrativos e de produção. O quadro social de ambas as cooperativas será mantido, assim como os nomes Coagrisol e Cotrijal.
Segundo o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a cooperativa já procurava por alianças desde 2019. Já o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, afirma que diferentes modelos de parceria foram estudados, até consolidar o modelo chamado de aliança estratégica, que começa já nesta quinta-feira (26).
Fundada em 1957, a Cotrijal é uma das maiores cooperativas do Estado, presente em 32 cidades e com mais de 8 mil associados. Em 2020, fechou o ano com faturamento histórico de R$ 2,4 bilhões. Já a Coagrisol nasceu em 1969 e atua em 28 municípios gaúchos. Atualmente, são mais de 14,7 mil associados. Em 2020, a cooperativa teve faturamento de R$ 871 milhões.
Veja parte do comunicado que indica o modelo de aliança estratégica adotado pelas duas cooperativas:
"Através desta aliança as cooperativas pretendem, a partir deste momento:
• Atuar de forma conjunta em negócios, tecnologias e conhecimentos;
• Concretizar melhores negócios na aquisição de insumos agrícolas, pecuários e de varejo;
• Agregar valor à produção agropecuária nas duas cooperativas;
• Aperfeiçoar processos administrativos e operacionais de ambas;
• Otimizar logística através do compartilhamento mútuo da capacidade operacional de ambas cooperativas;
• Compartilhar informações, estudos, sistemas e demais ferramentas, observadas as diretrizes da LGPD e demais instrumentos normativos legais, a fim de formalizar negócios em conjunto"
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.