Curso pré-vestibular de Porto Alegre, o Elite teve seu controle vendido ao grupo paranaense de educação Bertoni. Com a aquisição, a marca passa a se chamar Bertoni Med e terá, a partir de 2022, também Ensino Médio com foco em preparação para alunos que querem cursar medicina. À coluna, o presidente do grupo, Fred Ganem, explicou os motivos da entrada no mercado gaúcho:
— Recentemente, fizemos uma proposta de crescimento nacional e conseguimos um aporte de um fundo de investimentos internacional para expansão. E temos um projeto de fazer a melhor escola do Brasil. E pensamos: qual o lugar que teria condições de fazer a melhor escola? Acreditamos que é Porto Alegre. O Rio Grande do Sul respira cultura acadêmica — fala Ganem.
Outro motivo, segundo o executivo, é o modo de trabalho do professor Daniel Lavouras, que comandava o Elite até então. Lavouras, que é conhecido também como "Professor Bagual", continuará na escola, assim como a equipe de professores.
— O Bagual é uma referência em colégio de alto desempenho. Vamos aproveitar os professores que já estavam na Elite, além ampliar a equipe, porque iremos oferecer Ensino Médio bilíngue — comenta.
Com a mudança e a ampliação de serviços, a escola também muda de sede. Sairá da Avenida Independência e vai para um prédio inteiro no bairro Moinhos de Vento. A educação, além de bilíngue, será integral. Ganem estima que a escola terá capacidade para receber cerca de 400 alunos, com foco em atendimento personalizado. Bertoni diz estar investindo R$ 30 milhões, considerando a compra e os aportes na operação. E há mais planos para o futuro:
— Esse é o primeiro investimento que estamos fazendo, mas buscamos novas aquisições no Estado. Olhamos para mercado do interior, mas nosso foco é ampliar, ainda, nossa operação em Porto Alegre — conta.
Atualmente, o Bertoni conta com quatro unidades no Brasil e uma no Paraguai, em Ciudad del Este. Os estudantes se formam com dupla titulação de Ensino Médio: uma brasileira e outra norte-americana. As matrículas estarão abertas a partir de 16 de agosto.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.