Rede de lojas de roupas e outros artigos infantis com a marca que substituiu a antiga Barriga Verde, a Caverna do Dino está voltando a abrir unidades em 2021 depois de uma redução no número de pontos de venda. A Estrela Franquias, empresa gaúcha que administra a operação, projeta inaugurar 23 lojas em 2021 em cinco estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul.
Aqui no Estado, as cidades mapeadas são Pelotas, Gravataí, Rio Grande, Alvorada, Cachoeirinha, Cerro Largo, Taquara, Sapiranga, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, além das regiões de Porto Alegre e de Gramado. A empresa não especifica quantos contratos estão fechados, mas diz que "muitas" estão em processo de negociação, enquanto procura investidores para as demais. O aporte financeiro para ser franqueado é de R$ 330 mil e o tempo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses, garante a Estrela Franquias. Cada loja abre de dois a cinco empregos.
Atualmente, a Caverna do Dino tem 24 operações no Brasil, mas chegou a ter mais de 40 unidades. O mix de produtos segue com foco em enxoval e moda infantil. Para cidades menores, segue o serviço de "porta a porta", com revendedoras e venda por catálogo: Caverna do Dino adota o porta a porta e cadastra revendedoras. Recentemente, aumentou o uso de redes sociais e do WhatsApp para venda, seguindo tendência do comércio em geral durante a pandemia.
Atualização: Após a publicação deste texto, a coluna recebeu pelas redes sociais e por e-mail diversas manifestações de ex-funcionários da Caverna do Dino e de suas franqueadas sobre valores devidos que não foram quitados, gerando inclusive ações judiciais. Questionada, a proprietária da Estrela Franquias, Fabiana Estrela, apenas enviou a seguinte nota, reproduzida abaixo na íntegra:
“A Franqueadora Estrela Franquias, detentora da marca Caverna do Dino, participa que está em plena expansão devido a necessidade de reposicionamento da marca.
Tivemos inúmeras unidades que encerraram suas atividades nos últimos dois anos, devido a franqueados descapitalizados e toda situação mundial que vivemos, com a única opção de fecharem seus negócios.
A Rede conta com uma empresa de gestão financeira e comercial, com o propósito de orientar as melhores e possíveis ações e decisões a serem tomadas.
Estamos cientes e buscando incessantemente orientações para nossos franqueados que encerraram suas atividades, sem conseguirem cumprir com as verbas rescisórias de seus colaboradores, para isso estamos participando de reuniões junto aos sindicatos e escritórios jurídicos, para alinharmos junto os Franqueados que os acordos e parcelamentos serão efetivados.
Sabemos que o momento é apreensivo, muitas instituições financeiras fecharam as portas, mas medidas estão sendo tomadas .
A Rede Caverna do Dino precisou ressignificar todo o seu modelo de negócios, uma vez que as receitas vindas através de Royalties caíram abruptamente por conta da redução de faturamento.
Nosso comprometimento é orientar e promover que todos os parcelamentos sejam quitados , entendendo que os colaboradores das unidades Caverna do Dino, que atuaram frente a nossa marca com os nossos franqueados sejam ressarcidos pelo serviço prestado.
Buscamos parcerias junto à agência Euro e a inúmeros fornecedores para mantermos a marca Caverna do Dino nesse cenário desafiador, mas possível .
Reforçamos o nosso comprometimento na busca de soluções junto a nossos Franqueados para que todos os colaboradores possam ter seus valores quitados num período de curto prazo.
Agradecemos a oportunidade de expor a realidade dessa empresa, com o diferencial que a marca da Caverna do Dino promove a seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Fabiana Estrela”
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.