Em tempos de avanços tecnológicos, o varejo às vezes surpreende ao resgatar práticas antigas da busca pelo cliente. Exemplo disso é a venda por catálogo, que está sendo implantada pela Caverna do Dino, antiga Barriga Verde.
A empresa vende roupas e outros produtos infantis. Tem um foco forte em bebês. O processo é aquele já bem conhecido feito por Avon e Natura. Aliás, revendedoras destas marcas estão no radar da Caverna do Dino, pelas clientes que já têm.
As profissionais são treinadas para serem consultoras, que vão até a casa, principalmente, de gestantes. A ideia é ajudar futuras ou recém mamães a montarem enxoval, lista de chá de fralda ou comprar o que falta e a correria não permite ir até a loja.
— A prática é antiga, mas entra no conceito do omnichannel. O cliente compra por vários canais e temos que garantir que tenha todos disponíveis – conta a empresária Fabiana Estrela, diretora da Estrela Franquias, proprietária da Caverna do Dino.
Já tem 80 revendedoras cadastradas. A meta é chegar a 500 por loja, sendo que são 46 unidades atualmente. O novo canal de vendas pode elevar em até 50% o faturamento no Interior, por exemplo.
A revendedora compra por um preço menor e cobra o valor que achar adequado, desde que não seja inferior ao da loja. Fabiana Estrela também vê como oportunidade de trabalho para mulheres.
— É preciso se cadastrar pelo site ou na própria loja. Homens também podem ser revendedores — explica a empresária.
Um ponto bem interessante é que a empresa prepara um curso de educação financeira para as revendedoras. Muitas vezes, as profissionais não sabem lidar com o dinheiro, misturam as contas da empresa com as pessoais e ficam sem capital de giro para novas compras.
Ouça entrevista de Fabiana Estrela para o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
* Giane Guerra conversou com a empresária durante a 17ª Convenção ABF do Franchising, na Bahia.