Cerca de 350 agricultores familiares do Amazonas que produzem guaraná para a Coca-Cola Brasil usarão uma plataforma gaúcha para digitalizar o trabalho. O aplicativo Demetra foi criado pela startup de tecnologia para o agronegócio Elysios, de Porto Alegre. Ele centraliza registros importantes, como área de plantio, períodos de poda e limpezas. As informações ficam, então, disponíveis para técnicos, que passam a ajudar os produtores de forma digital.
- E a Coca-Cola tem as informações para garantir rastreabilidade dos insumos - acrescenta o CEO da Elysios, Frederico Apollo Brito.
Os agricultores participam do programa Olhos da Floresta, da Coca-Cola, com apoio da ONG Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).
- O aplicativo não precisa de muita internet e tem a facilidade de funcionar offline. Nossos produtores têm internet rural via satélite, que nem sempre é boa - explica Eduardo Trevisan Gonçalves, gerente de projetos da ONG.
Atualmente, a plataforma da Elysios tem 1,5 mil agricultores e mais de 200 técnicos como usuários.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.