Porto Alegre conta com 218.818 empreendedores, sendo que 179.472 deles atuam por conta própria. Para se ter uma ideia da representatividade desses profissionais, a Capital tem 742 mil pessoas na força de trabalho, que contempla quem está ou gostaria de estar trabalhando. Ou seja, os indivíduos que atuam por conta própria, sozinhos, representam 24,2% de todo esse universo.
E há mais informações no estudo da prefeitura de Porto Alegre enviado à coluna: o faturamento médio por ano é de R$ 48 mil. Os bairros da Capital que mais concentram esses trabalhadores são Sarandi, Centro Histórico, Rubem Berta, Restinga e Lomba do Pinheiro. Além disso, as principais atividades microempreendedoras estão concentradas em cabeleireiros e manicures, varejo, publicidade e serviços de construção.
O diagnóstico foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, cruzando informações do IBGE e da Junta Comercial. O objetivo é subsidiar decisões de políticas públicas e também municiar empresas interessadas em oferecer crédito a microempreendedores da Capital, explica Felipe Garcia, economista e diretor de Microcrédito e Empreendedorismo da secretaria.
Para o prefeito em exercício Ricardo Gomes, os dados reforçam que Porto Alegre é uma cidade empreendedora. Em entrevista à coluna, ele lembrou do projeto de microcrédito que tramita na Câmara de Vereadores, mas informou que medidas serão tomadas antes para agilizar a disponibilização de recursos financeiros aos empreendedores. Sairá em breve um edital de cadastramento para atrair financeiras de todo o país que estejam interessadas em emprestar para os profissionais da Capital. Além do estudo técnico, a prefeitura oferecerá apoio técnico e logístico às empresas. As condições seguem a lei federal do microcrédito produtivo orientado.
Saiba mais nas entrevistas do vice-prefeito Ricardo Gomes e do economista Felipe Garcia ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.