Sondagem com o comércio de vestuário, feita pela Fecomércio-RS, apontou que 48,3% dos empresários implementaram alguma medida para evitar a queda nas vendas na pandemia. Entre as citadas por eles, a venda online ganhou disparada na frente (54,8%).
Na mesma linha, o levantamento perguntou aos comerciantes se eles tinham reforçado a presença nos meios digitais. Seis em cada 10 disseram que sim. Entre eles, 82,4% garante que o esforço está trazendo resultados.
Foram ouvidos 385 empresários. A pesquisa apontou ainda que o Pix já foi adotado como meio de pagamento por 35,6% deles, passando o crediário próprio e ficando atrás apenas do cartão de crédito, do dinheiro e do cartão de débito.
Outras perguntas da pesquisa:
Qual foi a perda de receita média durante a pandemia?
O negócio está fechado: 0,8%
Mais de 75%: 3,9%
Acima de 50% a 75%: 13,2%
Acima de 25% a 50%: 32,7%
Acima de 10% a 25%: 18,7%
10% ou menos: 23,6%
Meu negócio aumentou o faturamento: 7%
Sobre o aluguel:
Foi possível reduzir, e continua reduzido até agora: 18,9%
Foi possível reduzir, mas apenas no período em que as lojas ficaram fechadas: 45,1%
Não houve redução de aluguel em nenhum momento e houve reajuste em 2021: 15%
Não houve redução de aluguel em nenhum momento, mas não houve reajuste: 20,9%
Qual a expectativa para as vendas nos próximos seis meses? 60,5% esperam que melhorem um pouco.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.