Apenas um tipo de veículo não conseguiu ainda superar 2021 em vendas no Rio Grande do Sul: ônibus. É compreensível, considerando o impacto da incerteza sobre a circulação das pessoas usando o transporte. Em vários meses, essa mobilidade realmente caiu. Agora, aumentou, mas ainda é preciso ter um cenário mais claro sobre a vacinação. O transporte coletivo de passageiros, seja o convencional ou de turismo, sofreu um baque provocado pelo coronavírus.
Os dados aparecem no levantamento mensal do Sincodiv/Fenabrave-RS, entidades que representam as concessionárias de veículos. A venda geral cresceu novamente em maio, com alta de 2,53% sobre abril. No acumulado de 2021, o avanço já é de 18,83% sobre o mesmo período do ano passado. Foram emplacados 61.445 veículos. Em relação a maio passado, a alta é bastante forte, de 63,45%.
Caminhões e motos são os destaques, com altas superiores a 130% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. No caso dos caminhões, que acumulam elevação de 74% de janeiro a maio, tem o aquecimento do transporte de produtos e do escoamento da safra. Já as motos surfam nas entregas de delivery e por serem uma opção mais barata do que o carro para fugir do transporte coletivo.
E, como destacamos no início da coluna, os ônibus ficam no vermelho ainda. A queda nas vendas é de 6,2% no acumulado de janeiro a maio, na comparação com o mesmo período de 2020. Em maio sobre abril, o recuo é de 28,92%.
Lembrando que uma dificuldade do setor é com matéria-prima. Caminhões sofrem desde o ano passado. Mais recentemente, atingiu as montadoras de automóveis de passeio e comerciais leves. Várias fábricas pararam a produção.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.