Quem? Os Estados Unidos! Setor tão tradicional do Rio Grande do Sul, a indústria de calçados está "surfando" na recuperação do país, onde o avanço da vacinação retoma diversas atividades econômicas. A coluna já tinha noticiado que grandes redes norte-americanas de varejo relatam a volta do consumo de vestuário de festas e outros eventos: Exportações gaúchas crescem e devem mirar os "PIBões" de 2021
Só em abril, as fábricas gaúchas embarcaram 402 mil pares para lá, um aumento de 161% sobre o mesmo mês do ano passado. Com isso, a alta acumulada do ano fica em 31% em volume. Considerando o faturamento, abril atingiu US$ 6,7 milhões em venda aos norte-americanos, com alta de 134%. No quadrimestre, o avanço é de 0,6%.
Como os Estados Unidos são o principal destino, eles puxam o resultado geral das exportações de calçados do Rio Grande do Sul. Os dados das Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam crescimento de 167% nos embarques em volume e de 165% em receita, atingindo US$ 30 milhões.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que, mesmo com uma base de comparação deprimida pelo auge do novo coronavírus no ano passado, o resultado aponta para uma recuperação das exportações.
- Com a retomada da demanda internacional por calçados, devemos fechar o ano com um incremento de cerca de 13% nos embarques. O câmbio também favorece a formação de preços mais competitivos para o produto brasileiro - projeta.
Isso movimenta o setor, que ainda espera a recuperação do mercado consumidor brasileiro. No primeiro trimestre, as indústrias de calçados do Rio Grande do Sul criaram 5,8 mil empregos com carteira assinada.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.