Sob a ofensiva do BTG Pactual a diversos dos seus escritórios de agentes autônomos, a XP Investimentos anunciou no final de semana um acordo com uma empresa gaúcha para a criação da uma corretora. Com sede em Caxias do Sul e administrando R$ 15 bilhões em ativos de clientes, a Messem Investimentos terá 50,1% do negócio, enquanto a XP ficará com 49,9%. O valor da operação não foi informado.
A Messem tem unidades em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP) e Florianópolis (SC). Também serão abertos escritórios em Piracicaba, Sorocaba e São José dos Campos, cidades do interior de São Paulo. Sim. A XP agora abriu a porteira. Já a XP tem mais de 500 escritórios no país, com R$ 715 bilhões em custódia, conforme o demonstrativo de resultados do primeiro trimestre de 2021.
Uma fonte da coluna no mercado financeiro aposta em novos anúncios como este em breve pela XP: "Abriu a porteira". Especula-se também que isso ocorra com a Monte Bravo, que tem origem no Rio Grande do Sul, mas está com sede em São Paulo. Há mais escritórios da XP que vinham almejando atuação como corretora. A fonte complementou: "Vários tentarão o mesmo ou farão leilão com o BTG". Vários escritórios ligados à XP têm migrado para o BTG nos últimos meses. Algumas transições têm sido bem atribuladas, inclusive.
Estima-se que o país tenha mais de 12 mil agentes autônomos de investimento, que orientam as pessoas sobre aplicações financeiras. Os profissionais são disputados por grandes instituições financeiras. Pelas regras, eles precisam atuar com exclusividade com uma corretora, que paga pelos serviços. XP e BTG, como falamos, lideram essa briga. Cada conquista visa trazer junto a carteira de clientes. Como atrativo, o BTG vinha oferecendo sociedade, e, agora, a XP responde com esse novo modelo de parceria.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.