Rede gaúcha de varejo, a Lojas Lebes está apostando forte em geração de energia limpa. Em outubro, ela vai instalar a Lebes 1, uma grande usina solar construída em um complexo de geração de energia em Tapes. A estrutura produzirá o suficiente para abastecer 45 filiais da varejista.
Além disso, a rede está implantando mais oito usinas fotovoltaicas no Rio Grande do Sul. A maior delas ficará no centro administrativo da Lebes, em Eldorado do Sul, e será instalada em maio. Ela será capaz de abastecer o escritório e também algumas filiais. Outras três usinas da empresa já operam no Estado desde 2019.
Com os investimentos novos somados aos já feitos nos últimos anos, serão 58 lojas abastecidas pela energia gerada do sol até o final de 2021. Isso representará uma redução de 40% do consumo gerado por fontes tradicionais. O investimento é de R$ 8 milhões.
— Depois da Lebes 1, a expectativa é implantarmos a Lebes 2 e a Lebes 3, e, assim, chegarmos ao final de 2022 com 100% das lojas utilizando energia solar — projeta Otelmo Drebes, presidente da Lojas Lebes.
A Lebes foi fundada em 1956, em São Jerônimo. Com 64 anos de operação, a rede de varejo possui mais de 170 lojas, sendo duas filiais em Santa Catarina e duas no conceito Life Store. A instalação fotovoltaica em Tapes é feita com a parceira da Espaço Luz.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.