Para driblar o impacto da pandemia nos negócios, a Forma Turismo passou a vender pacotes antecipados. O principal destino dos clientes é Porto Seguro, na Bahia, e a temporada do ano passado foi adiada para outubro de 2021. Com a estratégia, a empresa garante já ter comercializado 70% mais para consumidores de Porto Alegre do que no mesmo período de 2019, que, claro, não é uma base de temporada. Mas já é considerado pela agência de viagens um dado positivo dada a situação complicada do setor. Na temporada de 2020, não foi embarcado um passageiro sequer.
— A média de cancelamentos, que era de 15%, subiu para 20% na pandemia. No entanto, diminuímos em 30% os custos fixos no período — afirma o sócio-diretor Renato Costa.
A Forma Turismo afirma estar mantendo as finanças equilibradas. Para isso, usou também como estratégia a de produtos por meio de transmissões pela internet. Demandas de cidades do interior do Amazonas, do Tocantins, do Acre e de regiões do Nordeste se tornaram mais frequentes.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.