A Vinícola Casa Perini procurou a coluna para relatar que também tem sofrido com golpistas que criam perfis falsos da empresa nas redes sociais. Foram "vários", conta. Só em 2021, foram ao menos quatro registros. A empresa "derruba" a partir de denúncias ao Instagram, mas, pouco tempo depois, surge um novo.
"Quando detectado, de imediato subimos um Stories informando do perfil fake e denunciamos para derrubar. Mas, às vezes, o cliente já foi atingido.", conta a equipe de comunicação. O perfil verdadeiro é @casaperini.
Na semana passada, a coluna noticiou que empresas de diversos setores, como hotéis, restaurantes e lojas, têm relatado à coluna a criação de perfis falsos de suas marcas em redes sociais, principalmente no Instagram. Os golpistas por trás dessas contas oferecem descontos ou promoções em troca de número de telefone e nome completo dos clientes.
Uma delas é a rede de pizzarias Ciao, que já identificou três perfis falsos na rede social e encaminhou para a coluna a abordagem de um golpista. Na mensagem, o usuário é convidado a participar de um sorteio de um cupom de R$ 2.995 para gastar na pizzaria. Para isso, precisaria entregar o nome completo e o número de telefone. Muitas vezes, com esses dados, os golpistas tentam clonar, por exemplo, o WhatsApp do usuário. O perfil oficial da Ciao é @pizzeriaciao.
Outro bar que sofreu foi o Capincho, de Porto Alegre. A marca já identificou duas contas falsas no Instagram e teve clientes que caíram no golpe, que também era sobre promoções e descontos.
— Eles tiveram as contas do WhatsApp clonadas. No caso de uma cliente, os bandidos fizeram contato com familiares pedindo dinheiro. Um tio dela chegou a enviar dinheiro para uma conta — disse Flávia Mu, sócia do bar.
A empresária avisa ainda que a empresa não faz sorteios nem promoções pelo Instagram. O perfil oficial da Capincho é @capinchorestaurante.
Para clonar o WhatsApp, os golpistas pedem o número de telefone dos usuários e tentam acessar o aplicativo. Quando eles vão trocar a senha, é enviado um código ao número de telefone cadastrado. É esse código que os golpistas pedem para os clientes na falsa promoção, conseguindo, assim, entrar na plataforma de mensagem.
Saindo do setor de alimentação, a Rede Laghetto Hotéis também está notando contas falsas de sua marca no Instagram. Segundo o grupo, esses casos já aconteciam no ano passado, mas aumentaram muito em 2021. A empresa lembra que tem apenas três perfis oficiais, e todos possuem o selo de identificação do Instagram: @laghettohoteis, @sr.laghettinho (do mascote da rede), e @laghettorio (do hotel do Rio de Janeiro).
Procurado, o Instagram disse ter uma equipe dedicada a detectar e impedir esses tipos de golpe. Também informou que deletou as contas falsas indicadas pela reportagem. Por enquanto, a saída é denunciar e alertar clientes, que devem desconfiar de determinadas abordagens. Confira, também, se o perfil tem o selo de verificação da rede social.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.