Foi decretada a falência da Bela Pagamentos, fintech com sede em Gramado, na serra gaúcha. A empresa tem origem no setor do turismo, mas passou a atuar no setor financeiro com tecnologia. Era, inclusive, aposta em diversos programas de aceleração de startups na época, o que provocou forte surpresa no mercado.
A empresa pediu recuperação judicial em 2019 devendo cerca de R$ 15,5 milhões, inclusive para pequenos lojistas. Atuava como subcredenciadora de cartões da Stone. Na ocasião, houve troca de acusações entre as duas empresas, o que levantou o questionamento sobre a atuação deste mercado. As sucredenciadoras oferecem soluções de pagamento para outras empresas usando o sistema das credenciadoras, cobrando uma taxa pelo serviço.
Conforme a sentença, o administrador judicial Roberto Carlos Hahn, do escritório Hahn & Volkart Administradores Judiciais, identificou que a empresa não tinha mais condições de se recuperar por não ter mais receita e nem empregados. Estava, inclusive, analisando pedir que a Justiça convertesse a recuperação judicial em quebra, quando tomou conhecimento que a própria Bela Pagamentos havia solicitado autofalência.
Agora, tem andamento o processo falimentar. São listados os credores atuais e também os bens disponíveis, que irão a leilão para pagamento das dívidas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.