Cooperativa de energia elétrica que trabalha atendendo moradores da área rural, a Coopernorte vai construir um complexo de usinas solares em Águas Claras, no interior de Viamão. O projeto final estima a instalação de 33,7 mil placas fotovoltaicas, gerando energia suficiente para abastecer, por exemplo, 5 mil residências.
O complexo de usinas vai ocupar uma área de 20 hectares ao lado da sede do Grupo Coopernorte. O investimento total é de R$ 50 milhões, recurso obtido em parceria com o BRDE.
- Para nós, é a realização de um sonho gerar e abastecer com energia limpa. A instalação da usina é um marco em nossa história - afirma Jairton Vieira, presidente do Grupo Coopernorte.
A iniciativa do Grupo Coopernorte voltada à energia solar começou a sair do papel ainda em 2020. Outra novidade anunciada pela cooperativa foi a parceria com a M&B Sorriso Supermercados LTDA, para abastecer as lojas do grupo no Estado, através da locação da usina, pelo período de 10 anos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.