Relatos enviados pelos leitores e ouvintes apontam aumento forte no gás natural veicular (GNV) já nos postos do Rio Grande do Sul. O combustível é usado, principalmente, por taxistas e motoristas de aplicativos de transporte por ser mais barato do que outras opções, pesando nos custos dos trabalhadores. Um dos ouvintes disse que o metro cúbico subiu no posto em Porto Alegre de R$ 3,39 para R$ 3,99, o que representa alta superior a 17%.
O percentual bate, inclusive, com o reajuste aplicado pela Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás em 1º de janeiro. Segundo a distribuidora, os aumentos foram autorizados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e ocorrem pela primeira vez em 15 meses, ou seja, desde outubro de 2019. A Sulgás aponta como motivos a alta do dólar e o aumento no custo do gás.
Apesar de ter sofrido a maior elevação, não foi apenas o GNV que teve aumento aplicado pela Sulgás no Rio Grande do Sul. Veja:
Veicular: +17,35%
Industrial: +11,88%
Comercial: +9,37%
Residencial: +7,70%
Em novembro passado, a Petrobras anunciou aumento de 33% do gás natural para distribuidoras. Com razão, os ouvintes da Rádio Gaúcha lembram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu em 2019 baixar o preço do gás natural no país. Na época, Guedes defendeu a abertura do mercado, o que sofreu resistência forte vinda de dentro da Petrobras. Ele chegou a falar em "choque de energia barata".
Já em dezembro, o Senado aprovou o texto-base do projeto da Nova Lei do Gás desidratando o texto da Câmara. Com isso, a proposta precisará ser analisada novamente pelos deputados federais, atrasando a tramitação da medida no Congresso. O novo marco do gás é a aposta do governo para reduzir o preço do insumo, atrair investimentos, aumentar a competição e evitar monopólios. A queda de custo deve atingir os principais consumidores do gás natural - a indústria e o setor de energia termoelétrica. Mas a expectativa do governo é que essa redução seja repassada ao consumidor final.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.