Com sede em Carlos Barbosa, a Tramontina está lançando um equipamento de suporte respiratório que sai da fábrica pronto para uso emergencial em hospitais. O produto, chamado Ventra, substitui o reanimador manual. O primeiro lote tem 40 equipamentos que serão doados para hospitais do Rio Grande do Sul.
Segundo Osvaldo Steffani, diretor da Tramontina, a ideia de criar o equipamento surgiu ainda em março, quando a crise do coronavírus estava forte na Itália. No Brasil, já começava a preocupação com a escassez de equipamentos para suporte respiratório.
- O cenário era de limitação na capacidade de produção, alto custo e longos prazos para importação. Reunimos um grupo, incorporamos novas ideias e, por fim, chegamos à proposta do Ventra - afirma Steffani.
Segundo a empresa, equipamentos como o Ventra foram regulamentados por resolução específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em situações de emergência. Eles não são destinados para casos de doenças respiratórias graves que precisam de ventiladores microprocessados e de alto custo.
- O objetivo é ser um equipamento de suporte respiratório emergencial e transitório, quando não há disponibilidade imediata de ventiladores de cuidados críticos - finaliza Steffani.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.