A produção de máscaras começou como uma alternativa temporária de renda para as costureiras que prestavam serviço para a rede de lojas Ishtar, de Porto Alegre. Mas hoje, com nove meses de pandemia, ela virou um negócio "eterno enquanto dure a pandemia" e determinante para a manutenção da empresa. Eficácia e viabilidade econômica da peça foram os fatores observados por Carlos Klein, um dos sócios da empresa. Com o tempo, as máscaras foram aprimoradas e novos modelos foram criados para atender às necessidades e preferências de todos os clientes.
- A máscara virou fashion e já é principal acessório de moda de 2020. Criamos diversas opções nesse sentido, desde as florais até as brilhantes para o público da noite. Além disso, temos as personalizadas, com bordado, serigrafia, estilizadas, customizadas, etc.
Atualmente, as máscaras representam um terço do faturamento da empresa. Elas seguem essenciais até a empresa recuperar o patamar de vendas anterior à pandemia.
- A recuperação no setor do vestuário e acessórios, principalmente para quem atua com foco nas roupas para o trabalho e eventos, tem sido aquém do esperado. Seguimos vendendo cerca de 50% dos mesmos meses de 2019.
O home office e as restrições para eventos corporativos atingiram as vendas da Ishtar, que vende bastante para essa necessidade dos clientes. Além da queda no número de vendas, o gasto por cliente também caiu. Carlos Klein também observa que o varejo de confecções não se beneficia tanto da demanda reprimida do consumidor:
- O consumidor que deixou de adquirir uma jaqueta, tricô, sobretudo ou bota não vai comprar mais camisetas, bermudas, vestidos e rasteiras do que já compraria. Os itens de inverno deverão suprir uma demanda reprimida a partir de maio do ano que vem apenas, se a pandemia estiver controlada e São Pedro enviar o frio típico do período.
Uma certeza de Klein é de que os canais digitais são os mais explorados nesse ano pelo Papai Noel. O empresário toca a empresa junto da sócia Patrícia Piccinini. Além da venda online, a Ishtar está com três lojas em Porto Alegre, que ficam no bairro Santo Antônio, no Shopping Total e no Bourbon Assis Brasil.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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