Após ter comprado a participação da Eletrobras em parques eólicos do Rio Grande do Sul por R$ 1,5 bilhão, a Omega Geração dá início à construção de um centro de operações no Rio Grande do Sul. A pedra fundamental do empreendimento será lançada na tarde desta sexta-feira (18) em uma cerimônia em Santa Vitória do Palmar.
O local será a base para operar o complexo eólico Chuí de 582 MW, recentemente adquirido da Eletrobras. A compra foi noticiada pela coluna no final de julho. Segundo a estatal informou na ocasião, foi vendido 78% do capital da Eólica Santa Vitória do Palmar Holding e também de 99,9% do capital das sociedades responsáveis pelos Hermenegildo I, II e III, além do Chuí IX. A Omega também fez um acordo com a Brave Winds, dona dos 22% restantes em Santa Vitória do Palmar, para comprar essa fatia até metade de 2022.
Gigante da área de energia renovável, a Omega Geração foi fundada em 2007 e abriu capital em 2017, quando passou a ter ações negociadas na bolsa de valores. Começou com uma pequena central hidrelétrica (PCH) e passou, depois, a apostar em parques eólicos. Seus empreendimentos, atualmente, ficam no Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Aqui no Estado, a ideia da empresa é investir até R$ 200 milhões além do gasto com a compra das fatias da Eletrobras. O novo centro de operações faz parte desse plano. No empreendimento, serão centralizadas as equipes de operação e manutenção, consolidando processos, métodos e objetivos, além de estabelecer um estoque de componentes comum e infraestrutura de tecnologia e sistemas de ponta que auxiliem a produtividade.
- Nós acreditamos que a geração de energia será a virada de chave para retomada econômica no Rio Grande do Sul. A execução de empreendimentos como este só reforça a importância de apostarmos em energias renováveis como mais uma matriz para o desenvolvimento sustentável do Estado, propulsor de emprego e renda com capacidade tecnológica e sistemas de ponta para a produtividade - avalia Artur Lemos Júnior, secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, que participará da cerimônia nesta tarde.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.