Criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para acelerar startups, o Programa BRDE LABS divulgou a lista das sete empresas finalistas no Rio Grande do Sul. A iniciativa teve coordenação da aceleradora Ventiur. Para a escolha, foi levado em conta o potencial da empresa para contribuir com a retomada econômica após a pandemia. Como exemplo, o BRDE destacou três iniciativas para o agronegócio. Embora ele tenha peso direto menor do que outros setores no PIB gaúcho, é um motor que gera efeito em cascata.
Veja a lista completa das startups:
Alloy: plataforma que oferece o serviço dos programas de pontuação e fidelização para empresas contratarem e disponibilizarem para seus clientes.
DigiFarmz: ferramenta que ajuda produtores no controle de doenças da soja a partir de inteligência artificial e coleta de dados.
Elysios: possui uma plataforma que funciona como um diário de campo digital. Nele, o agricultor consegue monitorar e fazer a gestão de sua propriedade. Esse diário reúne dados da produção, alguns coletados automaticamente pelos sistemas da startup.
Essent Agro: oferece planejamento tributário e controle financeiro para propriedades rurais, dispensando o produtor de guardar documentos ou digitar dados. A ferramenta importa as notas fiscais eletrônicas e simula a apuração mês a mês do Imposto de Renda Pessoa Física a ser pago.
Faba: usa tecnologia para alimentação. A empresa desenvolveu um ingrediente que substitui o ovo no processo de fabricação de produtos, usando o grão de bico como insumo básico. Com esse ingrediente, desenvolveu a MayOh!, uma maionese feita de plantas. Essa startup foi reconhecida porque dá valor agregado a um produto do agronegócio, o grão-de-bico.
Optim: usa um dispositivo para medir vazão, consumo, pressão e nível da água, e cria alertas caso entenda que esteja acontecendo algum vazamento.
Palma Sistemas: Especializada no desenvolvimento de hardware e software para controle de higienização contra infecção hospitalar. A startup desenvolveu um dispositivo que libera produtos para higienização, como álcool gel, quando passa o crachá ou mostra um código. Assim, consegue monitorar se a pessoa está cumprindo as regras de higienização.
Três premiadas
Lançado em maio, o BRDE Labs teve 188 startups inscritas no Estado. Dessas, 30 participaram da etapa de pré-aceleração e 12 foram escolhidas para a etapa de aceleração. Nesta segunda-feira (30), as sete empresas finalistas serão apresentadas ao público em um evento online. Dentre elas, serão premiadas as três que demonstraram o melhor desempenho, segundo a avaliação do comitê técnico e da banca.
O projeto tem o apoio dos parques tecnológicos da UFRGS, PUCRS e Unisinos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.