O otimismo do mercado financeiro com a vitória de Joe Biden ganhou um "up" nesta segunda-feira (9) com a notícia sobre a vacina da Pfizer contra o coronavírus. O laboratório farmacêutico anunciou que ela é "90% eficaz", de acordo com a primeira análise intermediária do teste de fase 3, a última etapa antes do pedido formal de homologação.
Com o democrata na presidência e um Congresso ainda com força republicada, os investidores esperam, em linhas gerais, um combate melhor ao coronavírus, mais diálogo com importantes economias como a China e um pacote de até US$ 3 milhões de estímulo à economia. O cenário positivo só melhor com notícias positivas sobre vacinas que acabem com a pandemia, que tanto faz a economia global sangrar.
- O mercado vê os dados de 90% de eficácia bem acima do esperado. Impacto também no petróleo, que sobe 9% - complementa Wagner Salaverry, sócio da Quantitas Asset, gestora de fundos de Porto Alegre.
O Ibovespa futuro abriu com alta de cerca de 4%, quase batendo 105 mil pontos. O pregão abriu depois, às 10h, com alta semelhante às negociações futuras. O dólar cai mais de 2%, sendo vendido abaixo de R$ 5,25 na cotação comercial.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.