Os preços dos produtos mais comprados nos supermercados de Porto Alegre têm variação de até 110%. Ou seja, você pode pagar mais do que o dobro por algo dependendo de onde for comprá-lo. Isso apareceu em pesquisa do Movimento Edy Mussoi de Defesa do Consumidor. Foram comparados 73 itens, segundo o presidente da entidade, Claudio Pires Ferreira.
As maiores variações entre as lojas foram:
Mortadela 110%
Berinjela 109%
Água sanitária 75%
Farinha de milho 70%
Farinha de mandioca 65%
Cenoura e limão 60%
Alcatra 58%
Brócolis 55%
Abacaxi 45%
Se o consumidor pesquisa e conseguir alcançar a economia máxima, vai passar patrolando pela inflação. Ou seja, descola, dentro do possível, o orçamento doméstico dos índices oficiais de preços.
A pesquisa foi realizada em lojas do Carrefour, Nacional, Zaffari e BIG. A maior quantidade de itens mais baratos foi encontrada no Carrefour, multinacional francesa com diversas lojas no Rio Grande do Sul. Entre elas, unidades do Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.