O brasileiro nunca bebeu tanto vinho como em 2020. O consumo per capita cresceu 26%, passando de 2,13 litros em 2019 para 2,68 litros de janeiro a setembro deste ano. A garantia é da Ideal Consulting, que monitora o setor que comemora a boa safra e mudanças nos hábitos, que também tem origem na pandemia.
O volume de venda da bebida, que tem o Rio Grande do Sul como principal Estado produtor, saltou 37,2% de janeiro a setembro de 2020. Passou de 265,3 milhões de litros de vinhos e espumantes em igual período de 2019 para 363,9 milhões de litros. O frio intenso foi um dos motivos para os melhores resultados de junho e julho, atingindo marcas históricas.
O levantamento aponta que o vinho de mesa nacional teve um incremento de 44%. Já o consumo de vinho fino nacional mais que dobrou, com um aumento de 106% no período. Enquanto isso, os importados tiveram alta de 22% nas vendas. Os tintos lideram a preferência dos consumidores, com 74%; seguido pelos vinhos brancos (19%) e pelos rosés (7%). O vinho nacional busca ganhar mercado há anos e o importado perde espaço com a alta do dólar.
- O consumo de vinhos foi acelerado, com a conquista de quase uma garrafa por pessoa este ano. É um resultado histórico, um sonho que se torna realidade - observa o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), Orestes de Andrade Jr.
Para o CEO da Ideal Consulting, Felipe Galtaroça, a ida ao restaurante foi substituída por ficar em casa na pandemia, o que aumentou a procura pelo vinho.
- Atrelado à gastronomia, as pessoas procuram prazeres dentro de casa. O fato de estar isento da responsabilidade de dirigir e o custo menor do produto para consumo em casa também ajudaram - ressalta Galtaroça.
Apesar do recuo no início da pandemia, Galtaroça observa um movimento de retomada dos produtos importados nos últimos dois meses. Os nacionais representaram 66% contra 34% dos importados em setembro. O ápice foi em junho: 82% da venda era de produtos nacionais e 18% de importados.
Os espumantes sofreram no início da pandemia, mas a expectativa para o final do ano é de grandes vendas. A comercialização de janeiro a setembro praticamente se manteve nos mesmos patamares de 2019, com incremento de 0,2% – passando de 12 milhões de litros para 12,1 milhões. No entanto, a venda da bebida nacional aumentou 6% no período – passou de 9 milhões de litros no ano passado para 9,59 milhões de litros agora.
Evento
A Wine South America Edição Digital terá webinars sobre o mercado de vinhos do Brasil de 3 a 5 de novembro, das 19h às 21h. Haverá transmissão pelo canal do evento no YouTube.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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