As vinícolas gaúchas contabilizam mais de 17 milhões de litros de vinhos finos vendidos de janeiro a agosto de 2020. Isso significa que o volume comercializado em oito meses superou todo o 2019. Os dados foram enviados para a coluna pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
Agosto teve queda de 30% sobre julho, mas a base é altíssima. O mês anterior foi de frio intenso, estava no auge das restrições da pandemia e teve o melhor resultado do ano para as vinícolas do Rio Grande do Sul. Quando comparado o acumulado de janeiro a agosto com o mesmo período do ano passado, as vendas foram 67,71% maiores.
- Esperamos que o consumidor brasileiro siga experimentando nossos vinhos e fazendo grandes descobertas. Com a abertura dos restaurantes, mesmo que com parte da capacidade, não esperávamos esta redução de agosto sobre julho, mas que também pode estar associada ao aumento dos espumantes - destaca o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.
A coluna vinha destacando a venda de vinhos e também ponderando para a queda nos espumantes. A bebida é tradicional de comemorações, que foram suspensas na pandemia tanto em casa quando no cancelamento de eventos. Mas o cenário está mudando, avisa a Uvibra.
Reagindo já, a venda de espumante brut mais do que dobrou na comparação de agosto com julho. Foram comercializados 1.159.317 litros. Os moscatéis, que são mais adocicados, avançaram 73%, chegando a 743.531 litros.
E o suco de uva? O tipo concentrado também vendeu mais na comparação com julho. Foram 1.992.861 litros em agosto, alta de 34%. O volume, no entanto, ainda é 30% menor do que no mesmo período do ano passado.
Outro fator que deverá incrementar as vendas é a retomada do turismo seguro, diz o executivo da Uvibra:
- O enoturismo perdeu muito com o coronavírus. Principalmente, as pequenas vinícolas, que começam a ganhar fôlego com o turismo de proximidade. Esperamos que até a vindima, de janeiro a março, a pandemia tenha passado e o turismo interno se fortaleça - conclui Argenta.
Lembrando que há anos as vinícolas gaúchas e de todo o Brasil têm feito um trabalho importante de ganho de mercado. É um desafio, já que as bebidas ainda ocupam espaço relevante na cesta de compras dos consumidores brasileiros.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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