Está marcada para 30 de outubro a abertura na serra gaúcha de um complexo que simula uma vila da Holanda. O empreendimento foi batizado de Zaandam e fica em Nova Petrópolis. Quem avisou a coluna foi o leitor, empresário e entusiasta do turismo da cidade, Gerson Holz. O empreendimento foi noticiado aqui ainda no início de março, antes da pandemia, quando a inauguração estava prevista para maio. Mas agora está definida a inauguração.
A construção é inspirada em casas típicas da Holanda, coloridas como as originais. É um investimento de uma família gaúcha com origem holandesa, criado pensando nos filhos do idealizador, André Oliveira.
— Temos na vila a casa do padeiro, a do moleiro, do pescador, professor, médico e o bar da vila — antecipou na ocasião o empreendedor em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
O complexo Zaandam tem ainda um museu que terá como tema o sapato de madeira, tradicional símbolo da Holanda. Também contará a história da imigração holandesa e alemã. Junto ao espaço, haverá uma área para eventos, como casamentos e convenções.
O empreendimento também apostará muito na gastronomia. No primeiro andar, terá restaurante, padaria e confeitaria. Para fechar, o Empório Zaandam será um local para o turista comprar alimentos típicos, da Holanda e da região de Nova Petrópolis, para levar para casa.
— Teremos cervejaria e queijaria. O nosso jardim das flores de será algo único, com um canal de águas, moinho, um sapato gigante representando o museu e um barco ancorado — detalha mais um pouco o projeto.
Haverá um espaço especial com atividades para crianças. Além disso, o Zaandam terá show de luzes no final do dia, quando a vila trocará de cor. Veja as fotos:
Veja vídeo do projeto do empreendimento:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista