A Azul Linhas Aéreas Regionais retomará alguns voos regionais no Rio Grande do Sul. O anúncio ocorreu em videoconferência da direção da empresa com o governador Eduardo Leite e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, entre outras autoridades. Pela Azul, o presidente John Rodgerson e demais executivos também participaram da reunião.
Então, a partir de 8 de dezembro, voltam a operar os voos ligando Porto Alegre às cidades de Pelotas e Santa Maria. As rotas serão realizadas com a aeronave ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros e frequências de segunda a sexta-feira. Serão seguidos, claro, protocolos de higiene adotados pelo setor aéreo na pandemia.
As passagens serão vendidas pelo site da Azul já a partir de sábado (17). Existe ainda a expectativa de que, a partir de janeiro, as operações ligando Porto Alegre a Uruguaiana e Santo Ângelo também sejam retomadas pela companhia, disse à coluna o deputado Frederico Antunes.
- Vamos trabalhar para que pelo menos mais dois destinos sejam incluídos na malha da Azul ainda durante o mês de janeiro e para que as demais rotas regionais voltem durante o primeiro semestre de 2021. Temos que aproveitar o enorme potencial fazendo com que o gaúcho voe mais - comentou o parlamentar.
Voos ligando Porto Alegre e Pelotas, de segunda a sexta:
Saída da Capital 11h30 e chegada 12h25
Saída de Pelotas 13h10 e chegada 14h
Voos ligando Porto Alegre e Santa Maria, de segunda a sexta:
Saída da Capital 14h45 e chegada 15h50
Saída de Santa Maria 16h35 e chegada 17h25
Negociação com a Fazenda
A coluna havia noticiado há poucas semanas uma reunião que buscou alinhavar um acordo para a retomada dos voos regionais da Azul no Rio Grande do Sul. A negociação envolve a Secretaria Estadual da Fazenda. Para ter a redução de alíquota de ICMS para 7% com seis rotas regionais, a companhia aérea precisa cumprir metas de abastecimento. Segundo ela, ficou ainda mais difícil de fazê-lo após a pandemia. Foi feita uma proposta que inclui, por exemplo, ajuste em critérios de pontuação e suspensão temporária de metas. Os voos da negociação envolviam como destinos Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa, Bagé, São Borja, Rio Grande, Passo Fundo, Livramento, Canela e Santa Cruz do Sul.
A coluna noticiou ainda em março o cancelamento. A decisão ocorreu dias após ter sido declarada a pandemia de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vários desses voos tinham começado a operar recém em 2019, após anos de negociação.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.