Foram criados - e preenchidos - 1.169 empregos para enfermeiros com Ensino Superior no Rio Grande do Sul nos primeiros seis meses do ano. No ano passado, no mesmo período, tinham sido apenas 150 novos postos de trabalho. O levantamento é da plataforma de estudos Quero Bolsa, utilizando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O número chama a atenção, mas não surpreende. Os enfermeiros estão entre os profissionais mais importantes na linha de frente de combate ao coronavírus. Aliás, a falta de profissionais especializados em covid-19 é até um gargalo enfrentado pelo setor.
Além da carreira de enfermagem, outras profissões na área da saúde também aumentaram o volume de contratações e de geração de postos de trabalho nos seis primeiros meses do ano. É o caso, por exemplo, da profissão de médico clínico. Em 2020, foram 48 novos postos de trabalho. Em 2019, no mesmo período, foram extintos 89 empregos com carteira assinada para essa carreira.
A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo com descontos em mensalidades para ensino superior e técnico. Em agosto, estava com cerca de 294 mil bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação, incluindo educação a distância, no Rio Grande do Sul. Veja: Plataforma tem 294 mil bolsas de estudo para cursos de graduação e pós no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.