A Endeavor está lançando uma ferramenta chamada Mapa de Acesso a Capital. A ideia é ser um guia, com conceitos, instruções e até mesmo boas práticas para as empresas buscarem financiamentos. Ou seja, conseguirem dinheiro de alguma forma para bancarem o seu negócio.
Camilla Junqueira, diretora geral da Endeavor, ressalta que a escolha varia conforme o momento e a estratégia de crescimento da empresa. A instituição costuma ter foco nas chamadas scale-ups, que são empresas que até eram startups, mas que já avançaram no negócio. Para a coluna, a organização listou nove opções de financiamento e quando os empreendedores devem decidir por elas:
Anjo: Financiar a viabilidade de empresas "nascentes".
Seed: Investimento para financiar a viabilidade da operação ou a prova de hipóteses fundamentais para A sustentabilidade do negócio.
Série A: Dimensionar o produto no mercado e estruturar uma liderança de equipe.
Série B: Expandir o mercado para acelerar crescimento e aprimorar processos.
Growth capital: Acelerar crescimento, ampliar ou reestruturar operações, entrar em novos mercados ou financiar uma aquisição significativa.
Private equity: Para empresas que desejam crescimento orgânico, aquisições, expandir geograficamente, ampliar oferta, reduzir a alavancagem, entre outros.
Capital de giro: Necessidade de liquidez de curto e médio prazo para desequilíbrios no fluxo de caixa, adiantamento de pagamentos, reposição de estoque, entre outros.
Linhas de crédito: Financiamento de projetos de investimento, como compra de máquinas e equipamentos, inovação em processos e produtos, importação e exportação, projetos de sustentabilidade, entre outros.
Debêntures: Financiamento para expansão, como aquisição de máquinas e equipamentos, inovação em processos e produtos, importação e exportação, entre outros. Equivale a uma linha de crédito.
Venture debt: Investimentos de médio e longo prazo, como capital de giro para financiar ciclo operacional da empresa, fusão e aquisição (M&A), recompra de ações para reestruturar o quadro de sócios (cap table) e financiamento de equipamentos (capex) para expansão da operação.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.