A Siemens fechará a fábrica da Iriel em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A multinacional alemã comunicou os funcionários da decisão na tarde desta terça-feira (8). Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, Paulo Chitolina, serão demitidas 280 pessoas com o encerramento das atividades na indústria.
- A empresa nos informou que tentou vender a unidade porque pretende focar em equipamentos para geração de energia. Mas não conseguiu e está fechando a fábrica. Tentaremos negociar condições para os trabalhadores nos próximos dias - informou Chitolina.
Empresa de materiais elétricos, a Iriel foi inaugurada em 1964 como Industria Riograndense de Interruptores Elétricos Ltda. Em 2004, passou a integrar o grupo Siemens. Três anos depois, o parque fabril de Canoas teve uma ampliação de 50%.
A coluna tenta contato com a direção da Iriel, mas os telefones da empresa não são atendidos desde o final da tarde desta terça. Há cerca de um mês, a Siemens noticiou uma reestruturação para crescer no mercado de energia.
Atualização: confira a íntegra da nota enviada pela Siemens à coluna nesta quarta-feira (9):
"Em iniciativa alinhada à estratégia global da companhia e à reorganização de suas atividades, a Siemens confirma o encerramento das atividades fabris de interruptores e tomadas exercidas pela Iriel Indústria e Comércio de Sistemas Elétricos Ltda., em Canoas (RS).
Com relação aos cerca de 250 funcionários afetados, a empresa garante que todos os direitos estabelecidos em lei serão respeitados."
Maquinário
Máquinas usadas no parque fabril da Iriel foram vendidas para a Soprano, que tem sede em Caxias do Sul. Também foi comprada a licença para o uso da marca por um tempo determinado. Com isso, a Soprano atenderá clientes da Iriel, confirmou a empresa à coluna. Abaixo, trecho do comunicado enviado a clientes:
"A Soprano comunica ao mercado a aquisição das linhas de Interruptores e Tomadas da Siemens e da Iriel Indústria e Comércio de Sistemas Elétricos Ltda. A ampliação desta linha de produtos é um objetivo do planejamento estratégico da Soprano através da sua Unidade de Materiais Elétricos, visando proporcionar uma solução completa aos seus clientes e fortalecendo a participação da Soprano nos mercados de construção civil e elétrico.
O objetivo da Soprano é atender os clientes atualmente atendidos pela Iriel com o portfólio de interruptores e tomadas da Siemens e Iriel. A Soprano está preparada com estoques para atender a demanda no período de transição e em breve informará os dados de contato da equipe responsável pelo atendimento comercial aos clientes."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.