A Localiza e a Unidas fecharam acordo para "combinar" os negócios, que pretende criar uma gigante da locação de veículos. Ele prevê a incorporação de ações da Unidas pela Localiza. Ainda é necessária a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas as ações da Localiza já largaram com forte alta na bolsa de valores após o anúncio nesta quarta-feira (23). Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a Localiza detém 31% de participação no mercado e a Unidas, 16%, enquanto a Movida mantém 11%.
"Do ponto de vista econômico-financeiro, a integração dos negócios deverá promover sinergias e aumentos de eficiência na companhia combinada resultante da incorporação de ações.", informaram as empresas nos comunicados.
Em geral, sinergia leva à união de operações físicas. Só a Localiza tem 34 agências no Rio Grande do Sul. A Unidas tem outras tantas, sendo que muitas ficam nos mesmos municípios.
O acordo entre as empresas pode dar origem a um negócio consolidado com receita líquida de R$ 14,8 bilhões. São 491 mil veículos na frota. A ideia é tornar-se uma empresa de atuação com fôlego global. Lembrando que a Localiza já tinha comprado a operação da Hertz no Brasil em 2016.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.