Um levantamento feito pela empresa Karma Digital indicou que, durante a pandemia, os gaúchos buscaram mais na internet por móveis, aplicativos de entretenimento doméstico, como os de assistir a filmes, e manuais para fazer produtos em casa, também chamados de Do It Yourself (faça você mesmo). Como a pesquisa disponibilizada para a coluna considerou as pesquisas de julho, houve ainda forte influência do frio rigoroso.
- No início da pandemia, foi como se as compras tivessem congelado. A partir de abril e maio, começou um senso de normalidade e o consumo voltou, mas de forma diferente. Tem foco em casa, bem-estar e conforto para o lar - analisa Adriane Fernandes, fundadora da Karma Digital, empresa de marketing digital com foco em performance.
Entre os termos mais pesquisados, segundo ela, está "pantufa" (a colunista ajudou na estatística). Além disso, o item registrou um aumento de 618% nas pesquisas em relação ao mesmo período do ano passado. É efeito do frio e do isolamento, certamente.
Cursos online também tiveram uma escalada de 122% nas buscas. Coisas para casa, como móveis, tinta, azulejo, foram outros destaques. O maior crescimento, de 1.925%, foi pelo aplicativo de vídeos TikTok, moda do momento entre crianças e adultos. Até mesmo dor na lombar apareceu mais, assim como cadeiras mais confortáveis.
A coluna recebeu os dados da empresa e separou 29 itens que cresceram no interesse dos gaúchos. Confira:
A partir desses dados, a empresa de Adriane fornece sugestões para seus clientes:
- Temos uma cliente, por exemplo, que vende lingeries e, com o início da quarentena, as vendas caíram muito. Então, ela se voltou para o lado dos pijamas e das pantufas. Conseguiu fazer um estoque e se preparar. E as pantufas nem chegam direito, já tem pré-venda - comenta.
Adriane também consegue fazer um levantamento negativo, indicando quais termos tiveram mais queda em busca. Ela cita como exemplo viagens e cursos presenciais. Perguntada se são tendências de longo prazo, a profissional em marketing diz que isso varia de acordo com o termo específico.
- Muitas dessas tendências de "faça você mesmo" vão passar porque existe uma curva da moda. Mas outras vieram para ficar, como aplicativos tipo TikTok. Agora, a questão de casa, de conforto, acredito que vai demorar muito tempo para baixar de novo. Já viagens, assim que for possível, o pico [de pesquisa] vai subir rápido.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.