Loja de colchões com 20 anos de mercado, a Sleep Shop voltou a funcionar em Porto Alegre depois de cerca de quatro meses "envelopada", ou seja, sem um ponto tradicional de venda. Dessa vez, porém, funcionará com um novo modelo, atendendo via WhatsApp e sob agendamento para visitas no próprio depósito da empresa, que foi adaptado para receber clientes.
- O cliente não deixou a loja ficar totalmente envelopada. Eles começaram a nos chamar pedindo por colchões. Vendemos pelo WhatsApp e fazemos o delivery. Quando os decretos permitirem, agendaremos para quem quiser experimentar no próprio depósito, um cliente por vez. Instalamos carpete, ar condicionado e café. É um novo modelo - explica o empresário dono da marca, Rogério Arboitte.
Segundo ele, o novo modelo reduziu em 70% custos operacionais e gerou rentabilidade 25% maior. Acabou também vendendo caminhões e dispensando a equipe de logística. O serviço de entrega agora é terceirizado.
- A saída é se reinventar, criar modelos enxutos. Não tem como sair com o modelo antigo. As empresas terão que agir - comenta.
Envelopamento
A coluna noticiou, no início de abril, quando a Sleep Shop decidiu "envelopar" sua loja. A decisão havia sido tomada para evitar o fechamento de vez no futuro. Na ocasião, teve que demitir dois de seus quatro funcionários. Relembre: "É como dirigir na neblina", diz empresário que "envelopou" sua loja de Porto Alegre
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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