Em uma retomada bem lenta e diariamente informada aos acionistas, a Lojas Renner atualizou para 72 o número de operações reabertas após o período em que as unidades ficarem fechadas para conter a pandemia. Isso representa 12% das 597 lojas da rede de varejo, que tem sede em Porto Alegre e ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo, a B3.
Entre as lojas que estão funcionando, estão 51 da Renner, 14 da marca jovem Youcom, seis do bazar Camicado e uma da Ashua, que vende moda plus size. A empresa é uma gigante do varejo e sua tomada de decisão é importante porque orienta outras varejistas. Em especial, os pequenos lojistas. No Rio Grande do Sul, há 21 lojas abertas. Nenhuma fica em Porto Alegre, onde está autorizado o funcionamento do varejo apenas de microempresas, ou seja, com faturamento anual de até R$ 360 mil.
A decisão de reabrir lojas foi tomada há 12 dias e o processo começou um dia depois. Segundo a Renner, cada unidade é analisada individualmente. Claro que a abertura depende dos decretos municipais autorizando o comércio, mas a empresa também diz analisar o mercado local, e a segurança necessária para proteger funcionários e clientes da covid-19.
As lojas da empresa estavam fechadas desde o dia 20 de março, quando divulgou um fato relevante falando em "senso de urgência" para a tomada da decisão frente aos desafios da covid-19. Além das operações no Brasil, a decisão incluiu as unidades da empresa no exterior, que ficam na Argentina e no Uruguai. Foram mantidas as vendas pela internet, mas com equipe reduzida. Os funcionários do administrativa estavam atuando em home office.
José Galló
Ainda em março, o presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner e agora investidor também em outras áreas, José Galló enviou para a coluna um vídeo dizendo como encarava a pandemia que estamos enfrentando. Relembre: "Entidades empresariais têm que entrar em campo, mas não para pedir", diz José Galló sobre o combate ao coronavírus
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista