Morreu o empresário José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini. Ele tinha 95 anos. A causa da morte não foi divulgada, assim como informações de velório e sepultamento.
"'Seu Farina', como conhecido por todos, deixa um legado de empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos que conviveram com ele. Lamentamos e compartilhamos o pesar neste momento de perda com sua família." , diz trecho da nota de pesar postada na rede social da empresa e assinada pela direção.
A Câmara de Vereadores do município divulgou também uma nota de pesar:
"Um empreendedor nato, que fez muito por Bento Gonçalves, Farina se destacou por vencer adversidades e crescer, gerando oportunidades, emprego e renda.", diz o documento.
Assim como a prefeitura de Bento Gonçalves, fazendo referência a outra forma como era conhecido: "Seu Geninho".
"Conhecido como 'seu Geninho', o empresário deixa um legado de empreendedorismo, desenvolvimento e contribuição com a comunidade."
Natural de Bento Gonçalves, José Eugênio Farina iniciou sua vida profissional com 12 anos, como balconista de uma farmácia. Depois, trabalhou em um armazém de secos e molhados, como balconista em uma agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A.
Tradicional empresa do ramo de móveis atualmente, a Todeschini foi fundada em 1939 como uma fábrica de instrumentos musicais em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. A empresa foi comprada por Farina bem no início da década de 70. Logo depois, a sede foi consumida por um incêndio e teve de ser reerguida, deixando então de fabricar gaitas. O destaque dos anos 80 foi a inauguração de um novo pavilhão, passando a contar com duas unidades fabris. No início dos anos 2000, inaugurou uma nova fábrica resultado de um investimento de R$ 40 milhões e três anos de pesquisa na Europa.
Acompanhe mais informações.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista