Após ter despencado ao longo de semanas desde o início da pandemia, o preço do petróleo engatou uma alta no mercado internacional que abre espaço para a Petrobras fazer novos aumentos no preço da gasolina. A estatal aplicou reajustes nas refinarias de 12,5% e 10% nas últimas duas semanas.
A semana começou com alta do petróleo, com o WTI em torno de US$ 30, o que ainda fica longe, no entanto, dos US$ 60 de antes da pandemia. Países produtores já tinham reduzido a fabricação para sustentar preços. Além disso, houve a reabertura de economias importantes no mundo, aumentando o consumo de combustíveis. Para fechar, saiu uma notícia nesta segunda-feira (18) no mercado de que o consumo pela China está voltando aos patamares anteriores ao coronavírus. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos em consumo de petróleo.
Economista da Quantitas Asset, João Fernandes projeta uma alta da gasolina comum nas refinarias de 10% nesta semana ainda:
- A razão do preço internacional versus o interno da gasolina na refinaria está voltando para a casa dos 20%. Se permanecer assim, podemos ter uma terceira alta seguida pela Petrobras.
A Petrobras já anunciou agora alta do diesel. A elevação será de 8% e começa a ser aplicada nesta terça-feira (19) nas refinarias.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista