A operação do Rio Grande do Sul ganhou destaque na divulgação do balanço do primeiro trimestre da Arezzo&Co, empresa do setor de calçados, bolsas e acessórios femininos. A companhia informou aos acionistas que a unidade de Campo Bom, no Vale do Sinos, terá um papel importante na próxima fase da estratégia da empresa enfrentar a crise da pandemia.
No material, a fabricante destaca um crescimento recorde nas vendas pela internet, de 53,9%. Com isso, o comércio online passou a representar 15,9% do faturamento da companhia no mercado interno.
"Fomos forjados na crise e nos adaptamos (sempre) muito rápido. Palavras como flexibilidade e agilidade são marcas da nossa cultura - e nesse momento estão sendo a base para o fortalecimento da nossa empresa perante o mercado.", diz trecho do texto, lembrando que o setor calçadista tem emendado uma crise na outra.
A empresa complementa que irá acelerar o que já era planejado, tudo envolvendo muito os canais digitais. Franqueados e vendedoras das 739 lojas foram treinados para venda via link remoto por WhatsApp, retiradas agendadas em drive-thru e delivery. Foi lançada ainda a “vendedora digital”, quando funcionários enviam códigos de desconto às clientes para compra no site, com pagamento de comissão. A Arezzo diz que o Dia das Mães atingiu 55% das vendas de 2019 com as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, mesmo com cerca de 85%-90% das lojas físicas fechadas. Para a data, o e-commerce cresceu 380%.
Passada a data, começou a nova fase do planejamento, como foco na criação e desenvolvimento de produtos. Para isso, foi centralizada a atuação de marcas, fornecedores, a pesquisa e o desenvolvimento na sede de Campo Bom.
"(...) ampliando assim nossa capacidade de desenvolver, fabricar e entregar o produto que a nossa consumidora deseja de forma ainda mais rápida, com participação ativa de inteligência em analytics para definir o melhor sortimento. Desmembraremos nossas coleções em ciclos quinzenais e aceleraremos o tempo entre a coleção lançada e a entrega na loja para quatro semanas – através de showrooms mais curtos e 100% virtuais, aumentando assim a produtividade nas fábricas (pela concentração de pedidos), com consequente redução de lead time.", detalha a estratégia.
A empresa informa ainda que tem mais 9 milhões de clientes cadastradas. Das 739 lojas, 178 lojas estão abertas, seguindo decretos de governos locais. Essas unidades estão apresentando performance média de 46% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Falando em calçados, a coluna fez uma longa entrevista exclusiva recentemente com Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras Azaleia. Nela, ele também detalhou a estratégia da empresa para enfrentar a crise, passando pelo e-commerce, mas com expectativa de recuperação em "V" ainda no final do ano. Confira: "Esperançoso", CEO da Vulcabras Azaleia mantém 14 mil empregos e projeta o futuro dos negócios
Pouco antes, a coluna tinha conversado com o CEO da Usaflex, empresa com sede em Igrejinha. Sérgio Bocayuva tem sempre uma análise bastante lúcida e sincera da situação. Confira também: "Já estou olhando a retomada, mas será uma carnificina de preços", diz CEO da Usaflex
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista