Para driblar a crise de empresas afetadas por decretos de isolamento em Santa Maria, um site de compras coletivas criou uma estratégia para que os prestadores de serviços parados não deixem de ter renda. Com isso, clientes do Vaquinha Vip podem aproveitar ofertas comprando os cupons agora para usar quando a quarentena passar. A promessa é de descontos bem acima do normal.
Segundo o administrador da página, Diego Marinho, no início do isolamento já foi possível ver mudanças no comportamento dos usuários do sistema:
— Nos primeiros 15 dias depois do decreto municipal, nós não vendemos praticamente cupom algum. Isso mostra como estavam os clientes em um momento de redução de gastos. Mas a nossa preocupação era de como as empresas iriam se manter nesse período.
Nas negociações normais, o cliente compra o cupom, tem um prazo de aproximadamente 30 dias para usar o serviço e, somente depois disso, o valor é repassado à empresa. Isso se dá porque, caso o cliente cancele a compra, ou não use o voucher, é possível fazer uma renegociação do valor para outro serviço ofertado na plataforma.
Porém, agora, esse sistema não seria efetivo para os prestadores de serviços. Com isso, Marinho afirma que está entrando em contato com os prestadores de serviço para sugerir um plano de ação para ajudar clientes e empresas:
— A proposta é de que sejam feitas ofertas maiores de preços para os serviços, que sejam convidativas para os clientes, mas com uma cláusula na compra de que não se pode cancelar o cupom. Assim, no momento da compra, nós liberamos imediatamente o valor para a empresa. Quando os serviços voltarem a funcionar, será reativado o prazo de uso do voucher e, assim, o cliente poderá fazer o uso da sua compra antecipada.
O Vaquinha Vip existe desde 2010 e hoje tem em sua maioria ofertas de serviços do ramo de beleza e estética, como cabeleireiros, massagistas, manicures e tratamentos de pele. Conforme Marinho, normalmente os descontos giram em torno de 15% a 30%, em sua maioria. Neste momento, é possível fazer compras no site com descontos de até 80%.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista