O boletim da Ceasa/RS já avisava que tinha aumentado a procura por limão, o que provocou, inclusive, uma elevação do preço de 28% em uma semana. É lá onde os produtores vendem para estabelecimentos de alimentação e supermercados, que também identificaram aumento na procura pelo alimento.
E não só por limão. Segundo consulta feita pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) com empresários, os consumidores estão comprando também muito mais alho e laranja. São alimentos conhecidos popularmente como indicados para reforçar a imunidade.
Assim como a coluna faz antes de noticiar iniciativas de empresas na prevenção à covid-19, ao consultar autoridades de saúde, perguntamos sobre a eficácia desses alimentos para a nutricionista Rita Lamas. Primeiro, ela diz estar muito feliz que as pessoas estão buscando alimentos naturais em vez de suplementos artificiais e que prometem melhorar as defesa do corpo.
- Laranja e limão são procuradas pela vitamina C. Já o alho, é pela licina. As pessoas nem conhecem o nome, mas há estudos que associam a substância à redução de resfriados.
Não está errado aumentar o consumo de laranja, limão e alho. Ao contrário. Mas Rita Lamas alerta que só isso não é suficiente para uma prevenção efetiva contra o coronavírus. A coluna lembra que é um vírus forte e resistente, com alto potencial de contágio.
- E, fora isso, para ter um sistema imune bom, é preciso ter uma alimentação variada. Incluir grãos, vegetais, comidas diversificadas. Não adianta só tomar um copo de suco de laranja ou comer um dente de alho por dia.
E sobre os suplementos, a nutricionista lembra que a alimentação é suficiente para suprir as necessidades diárias das pessoas. Para fechar, alerta sobre as informações falsas de alimentação que circulam por aí.
- Infelizmente, não tem o que a gente coma ou beba que deixe totalmente imune à covid-19.
Preço médio nos supermercados do RS, segundo a AGAS:
Limão: R$ 4,12 o quilo
Laranja comum R$ 3,17 o quilo
Alho: R$ 1,42 por 50g
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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