Desde que começou o isolamento social, o uso de internet se transferiu das empresas para as residências. De cara, houve muita instabilidade do sinal. As operadoras de telefonia, então, estão se mobilizando para ampliar as estruturas de transmissão de dados em Porto Alegre.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), foram vários pedidos de instalação de antenas desde o dia 19 de março. Até agora, já foram liberadas cinco solicitações para instalação de antenas para transmissão de dados em alta velocidade. As outras 12 ainda precisam de alguns documentos. Elas são chamadas de Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs).
Segundo a secretaria, a liberação demorava dois anos. Agora, a Lei das Antenas reduziu esse tempo para dois dias no Escritório de Licenciamento da Prefeitura Municipal. A legislação foi sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em dezembro de 2018. Em 2019, ela rendeu a Porto Alegre o prêmio de capital melhor colocada no Ranking das Cidades Amigas da Internet, entregue pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
As regras garantem o “autolicenciamento” de antenas em locais sem restrições legais. Uma avaliação mais ampla é necessária para a instalação em áreas de preservação permanente, imóveis tombados ou inventariados, informa o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista