Começa o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Período termina em 30 de abril. Saiba mais: Imposto de Renda 2020: sete pontos que exigem atenção do contribuinte
Determinada pela reforma da Previdência, a mudança no cálculo das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a valer domingo (1º). Será aplicada sobre os salários referentes a fevereiro. Quem ganha menos vai contribuir menos para o INSS, e quem ganha mais, vai contribuir mais. Para os trabalhadores do setor privado, a mudança reduz a cobrança para quem ganha até um salário mínimo e a alíquota fica progressiva para as demais faixas. Para os trabalhadores do setor público, pode chegar a 22%.
Começa a valer a mudança que determina que os gastos do cartão de crédito em moeda estrangeira usem a cotação do dia da compra e não mais do vencimento da fatura, como podia ser até então.
Mercado financeiro repercute dados negativos da China, divulgados no sábado (29), mas também a declaração do Federal Reserve de que deve estimular a economia. Pode ser com redução de juro, o que tira um pouco da pressão de alta sobre o dólar. Inclusive, em relação ao real.
Banco Central divulga o relatório Focus, do Banco Central. Traz previsões do mercado para a economia. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) revisou para baixo, em +1,9%, a projeção de crescimento do PIB em 2020, devido à desaceleração global provocada pelo coronavírus.
À tarde, saem dados da balança comercial. Expectativa para monitorar o impacto da epidemia sobre o comércio exterior.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista