Uma publicação da rede de fast-food Burger King tem chamado a atenção nas redes sociais. Usando como texto um antigo meme da internet, a marca provoca seu concorrente McDonald's, ao insinuar que houve uma cópia em uma das promoções da empresa.
A postagem viralizou. Até as 13h desta sexta-feira (24), a publicação no Twitter já somava 262,8 mil curtidas e 54 mil retweets, ferramenta de compartilhamento na rede social.
Além disso, outras empresas entraram na onda. A marca de cerveja Skol publicou uma montagem substituindo a promoção do McDonald's por uma própria. Já a conta na rede social do preservativo Blowtex interagiu falando estar "indeciso sobre qual comeria". Outra famosa fast-food, a Subway também entrou na brincadeira. Confira as respostas:
A coluna conversou com Alessandro Souza, coordenador de Publicidade e Propaganda da ESPM Porto Alegre, para entender a estratégia das empresas de interagirem entre si nas redes sociais. Para ele, esse movimento está ligado em três pontos.
— Primeiro, a provocação saudável entre empresas é muito comum no mercado americano e vemos que as empresas que estão fazendo isso aqui são muito fortes nos Estados Unidos. Não é a toa que costumamos ver esse bate-bola entre McDonald's e Burger King, Pepsi e Coca-Cola. Outra questão é o público que essa comunicação quer atingir. O jovem gosta dessa linguagem nas redes sociais e é uma forma das marcas se aproximarem. O último ponto é que as empresas querem, cada vez mais, se humanizar — explica o coordenador.
Apesar de muitas empresas adotarem esta maneira de comunicação e estratégia de marketing, Alessandro Souza relembra que é importante que a instituição entenda que público quer atingir:
— Se for uma empresa que quer atingir o público corporativo, ou algo na indústria, é importante ponderar sobre este tipo de linguagem. O bom é entender qual o interesse e o perfil do teu cliente.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista