A Justiça autorizou no fim da tarde desta terça-feira (17) a recuperação judicial do Grupo Priority, dono das marcas West Coast e Cravo & Canela. Foi deferido o pedido ajuizado pela calçadista nessa segunda (16).
O endividamento total da empresa é de R$ 39,5 milhões. Desse valor, quase R$ 2,5 milhões são créditos trabalhistas. Esses valores entram no processo de recuperação judicial, caso aprovado, e terão prazo ampliado para serem quitados.
Advogado do escritório Medeiros, Santos e Caprara, que atua no processo, Laurence Medeiros explica que o grupo terá 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial. O prazo começa a contar da publicação da autorização da Justiça. O plano precisará então ser aprovado em assembleia geral de credores para que possa começar a ser executado.
A empresa tem 700 funcionários e garante a manutenção dos postos de trabalho. A matriz do Priority fica em Ivoti (RS), mas há ainda duas fábricas em Sergipe.
Há pouco mais de um ano, a empresa fechou uma fábrica em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo. A direção da empresa atribui a situação financeira da companhia à crise enfrentada pelo setor calçadista no geral, e afirma que a recuperação judicial é essencial para pagamento dos credores. Enquanto isso, garante que a operação continua.
O que é recuperação judicial
A recuperação judicial substituiu a antiga concordata na legislação brasileira. É um mecanismo usado pelas empresas para conseguir colocar as finanças em ordem e retomar a operação, evitando uma eventual falência. A Justiça determina, por exemplo, suspensão de cobranças e impede o corte de serviços básicos, como o fornecimento de energia elétrica.
Depois que a empresa faz o pedido, a Justiça precisa autorizá-lo. Então, a companhia tem um prazo para apresentar o plano de recuperação judicial, que deve ser aprovado em assembleia geral de credores para então começar a ser executado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista