Com o slogan "o choripán daqui", o Tchori jogou um raio regionalizador no lanche tradicional no Uruguai e até mesmo na Argentina. Para isso, lançou o sanduíche com sabores locais, usando cortes de carne mais conhecidos no Rio Grande do Sul. Entre eles, o matambre e o vazio.
A empresa também informa que compra os insumos de fornecedores locais. A palavra choripán é uma mistura de chorizo com pan, ou seja, linguiça com pão. No Tchori, tem o T.Matambrito, versão do cardápio que leva matambre.
— Mas, além da clássica versão com linguiça, criamos opções com assados na parrilla, como matambre e vazio. Buscamos um produto com a cara do Rio Grande — reforçam os sócios Fábio e Adriano Neuhaus e Maickel Portela, que tiveram a ideia do restaurante após uma viagem à fronteira com o Uruguai.
A moeda no Tchori é chamada de pila. Além disso, as “cevas” são todas produzidas no Estado, assim como vinhos e até o gin dos drinks. São quatro torneiras de chope de cervejarias locais, além de vinhos produzidos em Dom Pedrito, na região da Campanha, e gin orgânico fabricado em Ivoti, usando energia solar.
Em tempo, tem choripán vegetariano. Ele substitui a proteína animal por queijo coalho.
O espaço fica na Rua Anita Garibaldi, 694, em Porto Alegre. O restaurante funciona de terça a domingo. Com investimento inicial de R$ 250 mil, o projeto do Tchori levou 18 meses até ser inaugurado. Para 2020, a expectativa é abrir uma nova loja em Porto Alegre ainda no primeiro semestre.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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