Um novo aplicativo de transporte privado está chegando a Porto Alegre. Desenvolvido na própria capital gaúcha, o OmniCar permite que você coloque seu carro particular para locação ou alugue o carro de outro usuário cadastrado na ferramenta.
O aplicativo é baseado na ideia de car sharing e foi desenvolvido por João Victor Cachola. A ideia de criar o app surgiu quando ele estudava no exterior e precisou se deslocar para outras cidades. Ao avaliar as opções de transporte para o deslocamento, a locação de carros particulares foi a melhor opção.
— Essa nova proposta já vem ganhando o mundo não só por oferecer uma locação de carro mais simples, rápida e segura, mas também por proporcionar um benefício à sociedade de uma maneira geral. Ajuda em uma otimização dos veículos já existentes —comenta Cachola.
Para usar a ferramenta, é preciso ter a carteira de motorista (CNH). O cadastro acontece mediante aprovação da empresa, que consultará antecedentes civis, criminais e análises de crédito. Para cadastrar um carro, é preciso que ele siga alguns critérios, como ter menos de 10 anos de fabricação e custar menos de R$ 200 mil. O valor do aluguel estará no aplicativo, mas quem decide é o proprietário do veículo.
O OmniCar já estará disponível para download na sexta-feira (4). Porto Alegre será a primeira cidade a contar com a plataforma. Entre os motivos pelos quais a cidade foi escolhida para ser a pioneira, está o fato de haver uma sazonalidade para o turismo, seja para Serra, interior, cidades fronteiriças e litoral.
Para dar segurança a quem coloca o carro na plataforma, a Liberty Seguros se tornou uma das parceiras:
— Os usuários do app na Capital poderão locar automóveis contando com a Liberty Seguros para garantir a segurança dos carros. Um dos pilares da empresa é o fomento à inovação — assegura o diretor de Massificados da Liberty, Mario Cavalcante.
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.