Ao longo de 2019, os brasileiros assistem à desvalorização do real em relação ao dólar. Em julho, a moeda norte-americana ultrapassou os R$ 4 e tem ficado bem acima disso nas últimas semanas. O impacto já ocorreu nas buscas por viagens.
Ferramenta de buscas por viagens, o Kayak listou os destinos que tiveram maior aumento de buscas por viajantes. A maioria, claro, fica dentro do Brasil.
Curitiba lidera o ranking e destinos das regiões Sul e Nordeste do país são maioria. A única cidade internacional da lista é Santiago que, por ser na América do Sul, está relacionada à tendência de procura por destinos menos dolarizados.
Porto Alegre fica na 12ª posição no ranking. O aumento nas buscas de passagens aéreas para a capital gaúcha foi de 38%, o mesmo crescimento de Porto Seguro (BA).
É importante pontuar que a alta do dólar também impacta preços das passagens aéreas nacionais. Um dos motivos é o preço da querosene, que é o combustível de aviação.
Para pegar os melhores preços de passagens nacionais, o Kayak informa que a antecedência ideal para comprar é de um mês antes da viagem. A pesquisa considerou voos de ida e volta com saída de todos os aeroportos do Brasil para todos os aeroportos do mundo. Foram usados na comparação períodos antes e depois de o dólar passar dos R$ 4.
Os 15 destinos
1. Curitiba + 81%
2. Belo Horizonte + 79%
3. Brasília + 74%
4. São Paulo + 63%
5. Santiago + 60%
6. Rio de Janeiro + 59%
7. Belém + 53%
8. Foz do Iguaçu + 50%
9. Florianópolis + 46%
10. Salvador + 42%
11. Porto Seguro + 38%
12. Porto Alegre + 38%
13. Recife + 33%
14. Natal + 32%
15. Fortaleza + 31%
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.