Ao mesmo tempo em que afasta os argentinos dos passeios pelo Brasil, a crise na Argentina tem atraído turistas brasileiros para o país vizinho. A percepção de agências de viagens aparece também no levantamento feito para a coluna Acerto de Contas pelo Kayak, uma ferramenta de planejamento de viagens.
Em 2018, a busca por passagens aéreas com saída de Porto Alegre para a Argentina tinha aumentado em 96%. Agora em 2019, já sobe 31% sobre a base que já era alta. A pesquisa foi realizada em 30 de agosto considerando as buscas na plataforma por voos de ida e volta na classe econômica.
Foram consideradas viagens previstas para o período de setembro a outubro em 2019, 2018 e 2017. Observando as pesquisas de 2017 até 2019, as buscas aumentaram 156%.
O Kayak também elencou para a coluna quais foram os destinos mais procurados pelos gaúchos de janeiro a agosto deste ano:
1 - Buenos Aires
2 - San Carlos de Bariloche
3 - Mendoza
4 - Ushuaia
5 - El Calafate
As turbulências na economia argentina e a disparada do dólar no mercado internacional têm levado a um derretimento na cotação do peso, mais do que do real. Sobre isso, leia: Crise na Argentina: queda na cotação do peso pode baratear turismo de brasileiros para o país vizinho
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Augusto Machado vê dois lados na escolha pela Argentina como destino de férias. Por um ponto de vista, o dólar alto também impactou na viagem para o país vixinho, já que gastos, como passagens e hotéis, costumam ser na moeda norte-americana.
— O preço das passagens está alto e só temos voos diretos pela Aerolíneas Argentinas. Juntando com os hotéis, a conversão deixa os gastos elevados.
Machado, inclusive, esteve na Argentina em abril. E, por outro lado, confirma que os gastos locais já estavam menores. Refeições, deslocamentos e passeios ficaram relativamente mais baratos no país, que enfrenta uma crise econômica mais grave que a do Brasil.
— Podia-se comer em restaurantes na região do Puerto Madero pagando de R$ 70 a R$ 80 pelas famosas parrillas, com bebidas e sobremesa — comentou ele em entrevista à rádio Gaúcha.
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: