Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Eduardo Tesch.
Foi inaugurada a nova clínica oftalmológica do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, em parceria com a empresa Clínica do Olhar. Com quase 600 metros quadrados de área, o espaço ocupa o andar inteiro de um prédio. O valor do investimento não foi divulgado, mas a instituição diz que o aporte foi grande em tecnologia.
O centro tem um laboratório onde alunos poderão aprender a operar usando olhos artificiais. Um dos responsáveis pelo projeto, o médico Gustavo Hüning explica que, normalmente, os estudantes de residência praticam com olhos de animais abatidos para pegar experiência.
— Dessa vez, estamos trazendo uma tecnologia dos Estados Unidos que, em vez de usar olhos de porco, conta com os olhos artificiais. E a empresa que criou consegue simular diversas doenças – relata Hüning.
Adotando um novo modelo de arquitetura, na nova clínica, é o médico que vai até o paciente. Hüning salienta que as pessoas que procuram atendimento oftalmológico têm quatro características: baixa visão, obesidade, idade avançada e diabetes. Por isso, segundo ele, é fundamental que o processo de deslocamento dentro do consultório seja facilitado.
— O pessoal está acostumado com o médico sentado na sua sala, em seu "castelinho", onde o paciente vai até ele. Uma pessoa idosa, por exemplo, tem de sentar e levantar várias vezes. Aqui, o protagonista passa a ser o paciente, não o médico – afirma Hüning.
Outra aposta da clínica é na inteligência artificial. Na opinião do médico, é um processo sem volta e só vem para beneficiar profissionais e pacientes.
— Há alguns anos, o Google criou um sistema de inteligência para classificar focos de fundo de olho. O sistema de inteligência artificial aprendeu tanto que classifica com maior exatidão que um humano. Ele aprendeu se era de um homem ou uma mulher, por exemplo. Com isso, conseguimos entregar um melhor resultado para os clientes – afirma.
O espaço é aberto para ser usado por outros médicos, inclusive.
Ouça a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (1).