Empresa norte-americana, a Amvian Indústria e Comércio de Peças Automotivas irá fechar a fábrica de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A unidade produz estruturas para bancos de veículos, que são usadas nos carros da General Motors (GM). A perda de contratos levou à decisão, que será concretizada em dezembro 2019.
O encerramento das atividades atinge os 240 funcionários da Amvian, confirmou o gerente da planta. Ao contrário do que costuma ocorrer nessas situações, Sergio Moretti conversou longamente com a coluna Acerto de Contas. Ele contou que a situação vem sendo trabalhada há um ano pela empresa com os funcionários.
— Fazíamos reuniões todos os meses com eles, informando como buscávamos uma solução e sendo transparentes. A receptividade foi incrível. Nunca vi pessoas tão dedicadas em todos os países onde trabalhei. Foi uma dor comunicar o fechamento da fábrica para elas.
Monstrando tristeza na voz, Moretti conta que já foram dispensados 65 funcionários. Com o trabalho que está sendo conduzido e contatos com outras empresas, 42 já foram recolocados. Os demais serão demitidos nos próximos meses e a busca de empregos para eles se intensificará.
— São pessoas muito capacitadas e acredito na recolocação delas. Quem ficar conosco até o final ganhará um bônus salarial. Tudo foi combinado com eles — acrescenta o executivo.
Outro diferencial que chama a atenção da coluna: a Amvian está buscando vagas de emprego para os funcionários. Em especial, nas demais sistemistas da GM. São chamadas assim as fornecedoras que ficam dentro do complexo da montadora em Gravataí.
— São profissionais que atuam bem no "chão de fábrica" — detalha o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari.
Fundado em 1996, o grupo Amvian está no Brasil desde 2011. Um ano depois, inaugurou a unidade do Rio Grande do Sul para atender exclusivamente as linhas de veículos da GM de Gravataí. No Brasil, tem fábrica também em Atibaia (SP). Fora do país, possui unidades produtivas nos Estados Unidos, México, Alemanha, Polônia e Índia.
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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